&format=webp)
Refcam estreia-se no Derby! Que CAOS!
O mítico Derby d'Italia, Juventus vs Inter, será palco de uma revolução tecnológica! Preparem-se, fanáticos do desporto-rei, porque a Serie A vai adotar o modelo inovador lançado pela FIFA no Campeonato do Mundo de Clubes de 2025. No sábado, às 19h00, no Allianz Stadium, o árbitro principal estará equipado com uma câmara de vídeo - a Refcam - que promete aumentar o espetáculo a níveis nunca antes vistos! É o apocalipse do VAR a chegar, meus amigos!
A Refcam, acoplada ao equipamento de comunicação do árbitro com os seus assistentes e colegas do VAR, vai ser inaugurada num campeonato nacional de futebol. E logo no Derby d'Italia! Imaginem só o DRAMA, o fervor, a pressão... E ainda por cima, será o primeiro Derby de Cristian Chivu como treinador! A inovação, testada no Mundial de Clubes, consiste numa câmara ultramoderna montada na base do microfone do árbitro, permitindo aos telespectadores acompanhar o jogo da sua perspetiva privilegiada. Uma verdadeira invasão de privacidade... dentro das quatro linhas!
«A Lega Calcio Serie A é uma das ligas profissionais europeias selecionadas para testar a utilização da Refcam na filmagem de competições oficiais», refere o comunicado oficial da Liga italiana. Isto significa que vamos ter acesso a imagens exclusivas durante o aquecimento, em direto durante o jogo, na preparação de lances de bola parada e em momentos cruciais! Preparem-se para repetições espetaculares e ângulos inéditos... se o árbitro não se esquecer que tem uma câmara pendurada!
Luigi Di Siervo, CEO da Lega Serie A, explicou que o objetivo é oferecer ao público uma experiência «cada vez mais cativante e profunda». E acrescentou: «A introdução da Refcam na Serie A representa não só um passo em frente no caminho da inovação, mas oferece finalmente aos adeptos a perspetiva real do árbitro sobre as diferentes ações durante o jogo». Uma vez que é uma das câmaras disponíveis para a produção televisiva, será utilizada regularmente como sinal isolado para o VAR. O que poderá levar a ainda mais controvérsia e discussões acaloradas!
A liga italiana, segundo Di Siervo, «sempre esteve na vanguarda da adoção de novas tecnologias, consciente do papel central que estas desempenham na evolução da televisão, na promoção do nosso produto a nível global e na transparência das decisões tomadas pelos árbitros dos jogos». Resta saber se esta