Mundial 2030 em CAOS canino!
IMPORTANTE
6/10
Desporto

Mundial 2030 em CAOS canino!

Marrocos na corda bamba: abates chocam o mundo!
#Drama#Desporto

O sonho de Marrocos em co-organizar o Mundial 2030 com Portugal e Espanha transformou-se num pesadelo de quatro patas! Acusações de abate em massa de cães vadios lançam uma sombra sinistra sobre a candidatura, com ativistas a brandir o CARTÃO VERMELHO contra as autoridades. O ambiente está ao rubro, digno de um dérbi escaldante!

Enquanto o país se prepara para receber as estrelas do futebol mundial, ONGs de defesa animal denunciam um DRAMA sangrento nos bastidores: alegados extermínios de canídeos indesejados. Marrocos nega, claro, e jura a pés juntos que a sua tática é o TNVR (capturar, castrar, vacinar e devolver à rua). Mas as redes sociais, essas NÃO PERDOAM: vídeos chocantes mostram cães a serem barbaramente envenenados com estricnina, alguns já com a marca TNVR nas orelhas! Que pontaria infeliz!

Uma nova lei de proteção animal até prevê multas de 1.300 euros e cana até três meses para quem maltratar os amigos de quatro patas. Mas a lei, como diria o povo, é como as cerejas: entra ano, sai ano... E a petição online já conta com 75 mil assinaturas revoltadas. A contestação chegou mesmo aos relvados dos EUA, onde um ativista invadiu um jogo do Mundial de Clubes com uma faixa: «Marrocos: parem de matar cães e gatos!». Que pontapé de canto para a consciência!

O Ministro do Interior, Abdelouafi Laftit, já veio a terreiro desmentir o que chama de «ataques da comunicação social», alegando que as informações são falsas e manipuladas. Mas os números são um murro no estômago: estima-se que existam 3 milhões de cães vadios em Marrocos, com cerca de 100 mil mordidas registadas por ano e 33 mortes por raiva só em 2024. É um verdadeiro CAOS!

Salima Kadaoui, fundadora do projeto Hayat em Tânger, aplaude os esforços do governo no TNVR, mas insiste: «É essencial não abater cães com a marca TNVR e devolvê-los ao seu local de origem». O governo já gastou mais de 20 milhões de euros em clínicas para implementar o programa, com uma unidade perto de Rabat a tratar mais de 500 cães este ano. Até lançaram uma app para reportar cães vadios e informar o público. Mas será que isto chega para acalmar a fúria dos defensores dos animais e evitar um CARTÃO VERMELHO da FIFA? O próximo capítulo desta novela promete ser tão dramático quanto um penalty no último minuto!

Mais em Desporto