&format=webp)
Mboko: Refugiada, campeã e pesadelo das veteranas!
A jovem Victoria Mboko, de apenas 18 anos, natural do Canadá, acaba de protagonizar um dos maiores DRAMAS da história do ténis mundial! Entrando no WTA 1000 de Montreal com um wild card, a ainda desconhecida tenista, outrora 85ª do ranking, não só venceu o torneio, como o fez de forma absolutamente INACREDITÁVEL, deixando a plateia em estado de choque e os comentadores de boca aberta. Preparem-se, porque a história que vos vamos contar é digna de um filme de Hollywood!
Mboko trilhou um caminho de cortar a respiração até ao título, derrubando uma a uma as gigantes do circuito. Primeiro, a ex-campeã de Grand Slam Sofia Kenin, depois a sensação Coco Gauff, e, para culminar, a campeoníssima Elena Rybakina! Mas o melhor estava guardado para o fim: na final, um duelo de titãs contra a sua grande ídolo, Naomi Osaka! Mboko não perdoou e, depois de perder o primeiro set, virou o jogo do avesso, esmagando Osaka com um 2-6, 6-4 e 6-1 que ecoou por todo o mundo do ténis. Um verdadeiro ACE! na manga da jovem promessa.
Para encontrarmos um feito semelhante, temos de recuar até 1999, quando uma tal de Serena Williams (lembram-se dela?) também varreu quatro antigas vencedoras de Grand Slams para arrebatar o US Open. Mboko junta agora o seu nome ao de Serena numa lista restrita de jovens predestinadas a reinar no mundo do ténis. É caso para dizer: temos estrela! E das grandes! A jovem, filha de refugiados que escaparam da turbulenta República Democrática do Congo nos anos 90, personifica a garra e a resiliência de quem lutou contra tudo para chegar ao topo. Que história INSPIRADORA!
E a ascensão de Mboko não fica por aqui. Iniciando o ano no modesto 333.º lugar do ranking, a tenista prepara-se para ascender ao 24.º posto, um salto estratosférico que demonstra o seu potencial ilimitado. Desde 1970, apenas duas jogadoras locais conquistaram o Open do Canadá, com Mboko a juntar-se a Bianca Andreescu no pódio. E o seu impacto foi tão grande que até paralisou a final masculina, com Ben Shelton visivelmente incrédulo com a notícia da sua vitória. CAOS total no mundo do ténis!
Treinada pela experiente Nathalie Tauziat, ex-finalista de Wimbledon e número 3 mundial, Mboko personifica a nova geração de tenistas destemidas e ambiciosas. A jovem, que em criança praticou de tudo um pouco – ginástica, natação, futebol, basquetebol e até boxe! – encontrou no ténis a sua verdadeira paixão. E a veia competitiva, essa, já vem de berço, com a irmã mais velha a confessar que Victoria sempre odiou perder, mesmo contra adversárias mais velhas. Uma mentalidade de ferro que promete dar que falar!
Victoria Mboko chegou, viu e venceu. E o mundo do ténis nunca mais será o mesmo. Preparem-se para testemunhar o nascimento de uma nova lenda, uma jogadora que promete agitar o mundo do ténis nos próximos anos. E quem sabe, um dia, levantar bem alto o troféu de campeã em Roland Garros, Wimbledon ou no US Open. O DRAMA está lançado, a fasquia está altíssima e a expetativa é... máxima! Uma coisa é certa: o nome de Victoria Mboko já está gravado a ouro na história do desporto mundial. MATCH POINT!