&format=webp)
Apito final? Árbitro Makkelie na berlinda
A UEFA atirou achas para a fogueira! O árbitro neerlandês Danny Makkelie foi o escolhido para apitar o crucial Nápoles-Sporting, da segunda jornada da Liga dos Campeões, um jogo que promete faíscas e onde cada decisão será olhada a lupa. Os leões, sedentos por uma vitória europeia, tremem perante a mera menção do nome de Makkelie, um carrasco do passado que teima em pairar sobre o destino do futebol português. Hessel Steegstra e Jan de Vries serão os seus assistentes, enquanto Allard Lindhout será o quarto árbitro. Tomasz Kwiatkowski estará no VAR, pronto para o tudo ou nada.
Para o Sporting, o histórico não podia ser mais sombrio: duas partidas na Champions sob o apito de Makkelie, duas desilusões. Uma derrota amarga contra o Dortmund (0-1) em 2016, seguida por um empate sofrido frente ao Tottenham (1-1) em 2022. Agora, em Nápoles, os leões procuram exorcizar os fantasmas do passado e somar a segunda vitória na Champions, depois da goleada sobre o Kairat Almaty. Mas o fantasma de Makkelie paira sobre o relvado, como uma sombra sinistra que espreita a cada lance.
Mas a DRAMA não se resume a Alvalade! Makkelie é um nome que arrepia os benfiquistas e faz tremer os adeptos da seleção nacional. A fatídica partida entre Benfica e Barcelona, em janeiro, manchada por decisões polémicas que incendiaram o Camp Nou e revoltaram a Luz. Um penalty escandaloso assinalado sobre Yamal, um lance capital sobre Leandro Barreiro ignorado, um festival de erros que culminou num triunfo catalão (5-4) e numa onda de indignação que varreu a Europa.
E quem se esquece do golo FANTASMA de Cristiano Ronaldo na Sérvia, que roubou a vitória a Portugal e atirou a seleção para o turbilhão do play-off? Makkelie, o árbitro que pediu desculpas, mas que não apagou a mágoa nem alterou o destino. Agora, volta a pairar sobre o futebol português, como uma nuvem negra que ameaça descarregar toda a sua fúria sobre o Nápoles-Sporting. Que os deuses do futebol nos protejam!
Fernando Santos, em declarações exclusivas ao Cartão Vermelho News, confessou ter ficado de rastos com o sucedido, mas preferiu não alimentar mais polémica.