&format=webp)
Ténis de luto! Mestre Pilic partiu
O mundo do ténis está de luto! Nikola Pilic, o lendário treinador e mentor de Novak Djokovic, faleceu aos 87 anos em Rijeka, Croácia. A notícia, que abalou os alicerces do desporto, foi confirmada pela HRT, lançando uma sombra de tristeza sobre os fãs e atletas. Pilic, um nome sinónimo de excelência e dedicação, deixa um legado INESTIMÁVEL no ténis mundial.
Desde os primórdios no TK Split, em 1953, até aos triunfos como treinador, Pilic personificou a paixão pelo ténis. Como jogador, conquistou 5 campeonatos jugoslavos em singulares e 7 em pares masculinos, demonstrando uma garra e talento inigualáveis. Atingiu o 12º lugar no ranking ATP, um feito notável que prenunciava o seu futuro brilhante. Mas foi como treinador que Nikola Pilic se tornou uma LENDA, um arquiteto de campeões.
Pilic conduziu a Alemanha a três Taças Davis (1988, 1989 e 1993), mentorando talentos como Boris Becker e Michael Stich. Em 2005, guiou a Croácia à vitória na Taça Davis, consolidando o seu estatuto de guru do ténis. Mas o seu maior feito, a sua obra-prima, foi a parceria com Novak Djokovic. Foi Pilic quem moldou o jovem sérvio, incutindo-lhe a disciplina e a paixão que o levariam ao topo do mundo.
Djokovic, em diversas ocasiões, expressou a sua eterna gratidão ao seu “pai tenístico”. A academia de Pilic em Munique foi o berço do seu sucesso. “O campo é a sua casa”, disse Djokovic sobre Pilic em 2018, recordando os anos de treino árduo e a sabedoria transmitida pelo mestre. A influência de Pilic estendeu-se para além do court, moldando o caráter e a mentalidade de um dos maiores atletas de todos os tempos. A morte de Nikola Pilic deixa um vazio INSUBSTITUÍVEL no ténis. Mas o seu legado, a sua paixão e a sua dedicação para sempre inspirarão futuras gerações de campeões. Um verdadeiro GOLO DE PLACA! Que descanse em paz.