&format=webp)
Senna: relíquia sagrada vai a leilão!
Preparem as carteiras, amantes da velocidade e da nostalgia, porque o próximo leilão da RM Sotheby’s promete ser um verdadeiro duelo de pesos pesados! Em hasta pública estará um Mercedes 190 E 2.3-16 de 1985, bólide que pertenceu nada mais, nada menos, que ao inesquecível Ayrton Senna. A fasquia? Uma estimativa entre os 240 e os 290 mil euros. Um golo de placa para colecionadores com bolsos fundos!
Este não é um Mercedes qualquer, meus amigos. É um pedaço da história do automobilismo, um troféu que ecoa os tempos gloriosos de Senna no asfalto. Lembram-se da corrida inaugural do renovado circuito de Nurburgring? Aquele evento que também serviu de rampa de lançamento para a versão mais potente do Mercedes 190? Pois bem, este exemplar é da mesma linhagem, um verdadeiro puro-sangue! Nove campeões mundiais de Fórmula 1, feras do volante e dois jovens leões, Alain Prost e o já lendário Senna, alinharam lado a lado, todos aos comandos de máquinas idênticas. Senna, com o número 11 cravado na lataria, não se fez de rogado: largou em terceiro, atrás de Prost e Carlos Reutemann, mas, sob o dilúvio, mostrou quem mandava e venceu a corrida com uma classe inigualável. Um hat-trick de talento e audácia!
O 190 E 2.3-16 tocou o coração de Senna de tal forma que o piloto não resistiu e encomendou um para si. Em outubro de 1985, foi pessoalmente levantar a sua nova máquina a uma das fábricas da Mercedes. Durante dois anos, o bólide fez as delícias do piloto brasileiro, até que a mudança de armas e bagagens para o Mónaco o obrigou a desfazer-se da máquina. Mas calma, que a história não acaba aqui! O bólide, com menos de 40 mil km no odómetro, foi parar às mãos de Robin Clark, amigo do empresário de Senna, Julian Jacobi. Um autogolo evitado, digamos assim!
E como se não bastasse, o felizardo que arrematar esta preciosidade levará para casa os documentos originais, incluindo a fatura de compra com o nome de Senna bem legível. Mas a cereja no topo do bolo é um autógrafo de outro tricampeão mundial, Niki Lauda, gravado sob o capô dianteiro. Uma verdadeira relíquia, um tesouro para os amantes da velocidade e da história do automobilismo. Preparem-se para uma batalha real no leilão, porque este Mercedes promete incendiar os corações e as carteiras dos colecionadores mais fervorosos! Que vença o melhor (e o mais rico)!