Portugal voa para a final! Que reviravolta!
IMPORTANTE
6/10
Desporto

Portugal voa para a final! Que reviravolta!

Estafeta lusa carimba passaporte para o pódio mundial no 4x400 após desclassificações e recorde nacional. Um verdadeiro milagre desportivo!
#Drama#Desporto

O atletismo português está em FRENESIM! A estafeta de 4x400 metros masculina alcançou um lugar na final dos Mundiais de Tóquio, num feito que roça o INACREDITÁVEL. Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib correram como se não houvesse amanhã, pulverizando o recorde nacional com um tempo de 2.59,70 minutos! Uma performance de cortar a respiração.

Inicialmente, a equipa portuguesa havia ficado em 7.º lugar na segunda meia-final, mas o DRAMA estava reservado para mais tarde. As desclassificações do Brasil e da Austrália, por irregularidades nas passagens de testemunho, catapultaram Portugal para a 5.ª posição. Uma reviravolta digna de um filme de Hollywood, com contornos de puro CAOS!

Com os três primeiros de cada meia-final a garantirem o apuramento direto e os dois melhores tempos seguintes a serem repescados, a seleção lusa agarrou a última vaga por um fio. Um verdadeiro sprint final para a glória, deixando para trás potências como o Quénia, que havia terminado a primeira meia-final com 3.00,76. Portugal mostrou que, por vezes, a sorte acompanha os audazes.

Este quarteto fantástico fez história ao tornar-se nos primeiros portugueses a correr abaixo da barreira dos três minutos, um feito que ficará para sempre gravado nos anais do atletismo nacional. O anterior recorde, de 3.01,78, já lhes pertencia (com Ricardo dos Santos no lugar de Pedro Afonso), mas foi agora demolido com estrondo. Tóquio2025 já tinha assistido à queda do recorde nacional dos 400 metros barreiras, por Fatoumata Diallo, e agora volta a ser palco de mais um momento mágico. A final promete ser electrizante e, quem sabe, com mais surpresas reservadas para Portugal! É esperar para ver se os nossos atletas conseguem repetir este feito.

A final dos 4x400 metros masculinos está agendada para domingo, a partir das 12h20. Será a única prova com a participação portuguesa até ao final da competição. Resta-nos torcer e vibrar com estes heróis que, contra tudo e contra todos, levaram o nome de Portugal ao mais alto nível. Que a força esteja com eles!

Mais em Desporto