&format=webp)
Leões caem aos dentes do Nantes!
Numa noite de CAOS em Alvalade, o Sporting foi cilindrado pelo Nantes por 28-39, num jogo a contar para a Liga dos Campeões de andebol que se transformou num verdadeiro pesadelo para os leões. O sonho europeu dos verde e brancos esmurrado sem dó nem piedade, numa exibição para esquecer dos pupilos de Ricardo Costa. A derrota, a segunda consecutiva na Champions, deixa o Sporting em maus lençóis, com a qualificação para a fase seguinte a tornar-se uma miragem cada vez mais distante.
Na antevisão, o técnico Ricardo Costa tinha alertado para a importância de não sofrer mais de 32 ou 33 golos, mas os seus jogadores ignoraram solenemente o aviso. O que se viu em campo foi um autêntico festival de erros, passes falhados e uma defesa de manteiga que permitiu aos franceses fazerem o que bem entenderam. O Nantes aproveitou a noite de terror do Sporting para construir uma vantagem demolidora logo na primeira parte, chegando ao intervalo a vencer por 11-23.
O parcial de 0-5, com quase cinco minutos sem marcar, foi a machadada final nas esperanças leoninas, com o pavilhão a assistir a um DRAMA que ninguém esperava. A ineficácia ofensiva do Sporting era gritante, com apenas 28% de aproveitamento na finalização e falhando todas as tentativas de 7 metros. Um autêntico desastre! Para piorar, o Nantes mostrava uma eficácia demolidora, com 74% de aproveitamento no ataque.
Na segunda parte, o Sporting tentou reagir, mas o Nantes NÃO PERDOOU. Um novo parcial de 0-3 no recomeço da partida enterrou de vez as aspirações dos leões, que viram a desvantagem aumentar para uns expressivos 11-26. Apesar de uma ligeira melhoria no ataque, com Martim Costa a assumir o protagonismo e a marcar cinco dos seus dez golos, o Sporting nunca conseguiu ameaçar verdadeiramente a liderança do Nantes. Os franceses, liderados por Ayoub Abdi, Noam Leopold, Théo Demonuge e Ian Tarrafeta, controlaram o jogo com mestria e aproveitaram cada erro do adversário para aumentar a vantagem.
Com 15 minutos para o fim, a esperança renasceu timidamente nas bancadas, mas o Nantes tratou de a extinguir rapidamente com um novo parcial de 0-3, aproveitando mais um livre de 7 metros e as inúmeras falhas dos leões. O resultado final de 28-39 espelha bem a superioridade do Nantes e a noite negra do Sporting. Uma derrota pesada que deixa marcas profundas e coloca em causa o futuro dos leões na Liga dos Campeões. Alvalade assistiu a um verdadeiro massacre, com o Sporting a ser humilhado em casa e a ver o sonho europeu a desvanecer-se a cada minuto que passava.
Em suma, uma noite para esquecer para o Sporting, que terá de sacudir a poeira e procurar forças para reagir nos próximos jogos. A tarefa não será fácil, mas os leões terão de mostrar que são capazes de ultrapassar este CHOQUE e lutar até ao fim pela qualificação. A Champions não espera por ninguém, e o Sporting sabe que não pode voltar a vacilar se quiser continuar a sonhar com a Europa.