Ginástica tuga sonha com Los Angeles!
IMPORTANTE
6/10
Desporto

Ginástica tuga sonha com Los Angeles!

Estreantes miram alto: de Jacarta para o Olimpo!
#Drama#Desporto

A seleção portuguesa de ginástica artística, apesar de apresentar vários estreantes no Mundial que se realiza em Jacarta, Indonésia, de domingo a 25 de outubro, mantém a ambição intacta. André Marques, o diretor técnico nacional, não esconde o otimismo: o objetivo é cravar um lugar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. É como atirar-se de cabeça para uma piscina sem água, mas com a fé de um crente no último segundo!

Numa modalidade que atravessa uma fase de transição, após a saída da olímpica Filipa Martins – um pilar que continua a inspirar –, novos talentos emergem, alimentando a esperança lusa. Filipe Almeida, Luís Léchaud, Marcelo Marques e Gabriela Alves, todos a darem o salto para o palco mundial, juntam-se a Mafalda Costa e Mariana Parente. Uma verdadeira equipa de Rocky Balboas da ginástica, prontos para o combate!

«Portugal leva uma equipa de jovens com experiência internacional, mas que se estreiam em Mundiais, como os rapazes e a Gabriela», sublinha Marques. O objetivo é claro como água: elevar o nível de todos os ginastas ao patamar do alto rendimento. Mas não pensem que é só chegar e abanar a macaca: os atletas terão de se posicionar, no mínimo, na primeira metade das tabelas nos aparelhos em que competirem. Uma missão hercúlea, digna dos maiores gladiadores!

E a fasquia está alta: os 24 melhores no all-around (concurso completo) e os oito melhores em cada aparelho individual – com um limite de dois ginastas por país – carimbam o passaporte para as finais. É a Champions League da ginástica, onde só os craques sobrevivem! A pressão é como um penalty no último minuto, com o estádio a arder e o título em jogo.

A ambição está no ar, o sonho comanda a vida, e a ginástica portuguesa prepara-se para voar mais alto. Jacarta é o primeiro passo para Los Angeles, e a determinação é a mola que impulsiona estes jovens atletas. Que comecem os jogos, e que a sorte – e o talento – estejam do lado de Portugal! Que venha o DRAMA, que venha o CAOS, mas que venha a vitória! Esta equipa NÃO PERDOOU e vai dar tudo, TUDO até ao fim!

Mais em Desporto