&format=webp)
Ética no desporto? Que novela é essa?
O mundo do desporto em estado de CHOQUE! A 4ª edição do Ética Summit, o maior ajuntamento de luminares da ética desportiva lusófona, acaba de fechar as cortinas após três dias de intensos debates. Mas será que a ética venceu por pontos ou foi nocauteada pelas sombras da corrupção e da dopagem?
Entre os dias 12 e 14 de setembro, uma verdadeira seleção de craques da ética – cerca de 100 oradores – invadiu os ecrãs de computadores e telemóveis de 2000 participantes de países como Angola, Brasil e Portugal. O objetivo? Discutir os maiores escândalos e controvérsias que assombram o desporto moderno. Mas será que encontraram a fórmula mágica para um jogo mais limpo?
A mesa redonda sobre a corrupção na gestão desportiva foi um verdadeiro ringue, com os oradores a trocarem golpes verbais sobre as melhores práticas e as medidas mais eficazes para combater este flagelo. A conclusão? É preciso continuar a apertar o cerco aos corruptos, com mais transparência, fiscalização e punições exemplares. Mas será que as federações e clubes estão dispostos a jogar este jogo?
Outro tema quente foi a segurança nos eventos desportivos. Especialistas de vários países partilharam as suas experiências e estratégias para garantir a integridade dos atletas e adeptos. Desde a gestão de multidões até ao combate à violência, passando pela hospitalidade e experiência do adepto, tudo foi esmiuçado ao milímetro. E no capítulo da dopagem não intencional, o debate atingiu o clímax com a discussão sobre a suplementação ilegal e a necessidade de proteger os atletas dos perigos de substâncias proibidas. No entanto, a fiscalização continua a ser um problema, com muitos ginásios e academias a escaparem ao radar das autoridades.
No encerramento do evento, os organizadores e convidados especiais não pouparam nos elogios ao Ética Summit, destacando o seu papel fundamental na promoção da ética e da integridade no desporto. Resta saber se este evento terá um impacto real no terreno ou se ficará apenas como mais um capítulo de uma longa e sinuosa novela. Afinal, no mundo do desporto, como na vida, a ética é um jogo que se joga todos os dias.