&format=webp)
Desporto turbinado! Mais milhões a caminho
O desporto português está prestes a receber um reforço financeiro de 8,1 milhões de euros, elevando o orçamento total para uns impressionantes 58,7 milhões! A notícia foi confirmada pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, durante a apreciação na especialidade da proposta de lei do Orçamento de Estado de 2026, na Assembleia da República. É um verdadeiro GOLO financeiro para o desporto nacional!
Mas a ministra faz um dribble e avisa: este valor não está sozinho! Existe um contrato-programa para o Desporto 2024-2028, assinado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) e Comité Paralímpico de Portugal (CPP), que injeta mais 65 milhões no setor. É como ter um patrocinador de peso a entrar em campo!
Portugal brilhou nos Jogos Olímpicos Paris2024 com 4 medalhas e 14 diplomas, e nos Jogos Paralímpicos com 7 medalhas e 18 diplomas. Iúri Leitão e Rui Oliveira (ciclismo de pista), Pedro Pichardo (atletismo) e Patrícia Sampaio (judo) trouxeram o ouro para casa. Nos paralímpicos, Miguel Monteiro, Cristina Gonçalves, Sandro Baessa, Diogo Cancela, Luís Costa, Djibrilo Iafa e Carolina Duarte também subiram ao pódio.
Quase dois terços do investimento serão realizados nos primeiros anos do contrato, com 29,2% já em 2025 e 32,3% em 2026. O restante será aplicado em 2027 (19,2%) e 2028 (19,3%), ano dos Jogos Olímpicos Los Angeles2028. Para o alto rendimento, estão previstos 6,96 milhões de euros nos programas de preparação para Los Angeles 2028. Será que este investimento vai ser a chave para o sucesso?
Será este o impulso que o desporto português precisava para alcançar novos patamares? Ou será apenas mais um penalty falhado nas contas do Estado? Só o tempo dirá se este investimento milionário se traduzirá em mais medalhas, mais atletas de topo e, claro, mais glória para Portugal! Que comece o jogo!
&format=webp)
&format=webp)
&format=webp)