&format=webp)
Borussia: cerveja, glória e clubite aguda!
O mundo do futebol treme! Uma revelação bombástica abala os alicerces da Bundesliga: Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach, dois colossos do futebol alemão, afinal têm um segredo etílico bem guardado! A verdade, meus amigos, é que a história da Prússia é apenas uma cortina de fumo para encobrir a paixão clubística... e cervejeira!
Enquanto o Bayern Munique domina a Alemanha com punho de ferro, os Borussias tentam manter a chama acesa. Mas qual é o segredo por trás do nome? A resposta é mais simples do que um penalty sem guarda-redes: cerveja! Sim, caríssimos, a inspiração para o nome veio diretamente dos barris de cevada, e não de feitos históricos de generais prussianos.
O Borussia Mönchengladbach, fundado em 1900, tem uma história que começa num restaurante. Já o Borussia Dortmund nasceu de uma dissidência explosiva, uma autêntica guerra civil clubística! A faísca? Uma disputa com o padre local. INACREDITÁVEL! A igreja contra o futebol, uma batalha épica que resultou no nascimento de um gigante.
Mas a cereja no topo do bolo (ou, neste caso, a espuma no topo do copo) é a origem do nome do Dortmund. Reza a lenda que, num bar chamado Zum Wildschutz, a placa da cervejaria Borussia-Brauerei pairava como um oráculo. E assim, entre goles e discussões acaloradas, nasceu um dos clubes mais amados do mundo. DRAMA!
O M’gladbach, fiel às origens, abraça o nome Borussia com fervor quase religioso. Já o Dortmund, mais moderninho, atende também por BVB. Mas, no final das contas, ambos os clubes carregam no nome a marca da cerveja e da paixão. Uma história que merece ser contada e recontada, de copo na mão e cachecol ao pescoço. Saúde!