Afundanço histórico! Weis viu estrelas em Sidney
IMPORTANTE
6/10
Desporto

Afundanço histórico! Weis viu estrelas em Sidney

Carter desafiou a lei da gravidade e humilhou gigante!
#Drama#Desporto

Há 25 anos, o mundo do basquetebol foi palco de um momento que ecoa até hoje nos ringues e nas tascas: Vince Carter, o 'Air Canada', desafiou as leis da física e a paciência do gigante Frederic Weis, num afundanço que entrou para os anais como o mais DRAMÁTICO de sempre. Em pleno coração dos Jogos Olímpicos de Sidney, no longínquo ano 2000, o poste francês provou da pior forma que, por vezes, os sonhos olímpicos podem transformar-se em pesadelos de proporções épicas.

O encontro, que valia a medalha de ouro, transformou-se num autêntico ringue de 'wrestling', onde Carter, qual 'Rey Mysterio' voador, aplicou um golpe INACREDITÁVEL em Weis, deixando-o KO e a questionar as suas capacidades atléticas. As câmaras captaram o momento exato em que o 'irmão' Carter, com uma impulsão diabólica, sobrevoou os 2,17 metros de Weis, NÃO PERDOOU e enterrou a bola com estrondo, perante o olhar atónito de milhões de telespectadores. Um verdadeiro 'Fatal Four Way' em pleno 'court'!

Anos mais tarde, o gigante francês, ainda a recuperar do trauma, confessou: «Nesse dia, aprendi que as pessoas podem voar». Uma admissão humilde de quem viu o seu reinado nos ares ser usurpado por um plebeu com ares de super-herói. A humilhação foi tanta que, reza a lenda, Weis nunca mais foi o mesmo, passando a ter pesadelos recorrentes com Vince Carter a sobrevoá-lo em 'slow motion'.

Os Estados Unidos, embalados pelo momento de puro CAOS e superioridade, conquistaram a medalha de ouro, batendo a França por 85-75. Mas o resultado final foi o que menos importou naquele dia. O que ficou para a história foi o afundanço de Carter, um momento que transcendeu o desporto e se transformou em puro espetáculo, digno de um 'reality show' com direito a lágrimas, suor e muita, mas muita humilhação. Um verdadeiro 'Money in the Bank' para os americanos!

Assim, 25 anos depois, o 'Cartão Vermelho News' recorda este momento ímpar, onde o basquetebol se transformou em puro teatro e Vince Carter provou que, com a impulsão certa e uma pitada de audácia, é possível desafiar a gravidade e humilhar um gigante. Um 'Royal Rumble' em pleno ar, onde só um saiu vitorioso. E Frederic Weis, coitado, ainda deve andar a ver estrelas...

Mais em Desporto